7 de junho de 2011

Conhecendo a Revolução Industrial

A Revolução Industrial pode ser dividida em três fases. A Primeira, iniciada na Inglaterra, é caracterizada pelo surgimento das máquinas a vapor e sua aplicação na produção têxtil. Este processo trouxe consigo modificações significativas na economia e na sociedade, portanto também no espaço geográfico, aumentando a quantidade de profissões, mercadorias produzidas, gerando o crescimento das cidades, estruturação de ferrovias, o campo conheceu o processo de mecanização, dentre outros. A segunda fase da Revolução Industrial é marcada pelo surgimento da eletricidade e o intenso uso do petróleo, a elaboração de novas máquinas e aprimoramento das mesmas, e pela criação e comercialização de invenções, como o automóvel, telefone, rádio, televisão e avião. A terceira fase da Revolução Industrial, que ainda estamos vivendo, caracteriza-se pela integração física entre a ciência e produção, também chamada de revolução tecnocientífica, pelo avanço da robótica, informática e as demais tecnologias.
A indústria tem fatores positivos, tais como a urbanização das cidades, aumento da oferta de empregos, conforto e comodidade aos usuários de seus produtos, porém, também possui pontos negativos, como a poluição da água, solo e ar, desmatamento, desigualdade social.

Um comentário:

  1. Importante esse tema , pois a Revolução Industrial , foi uns do marcos principais de modificações no ramo industrial . Setor hoje que se apresenta em alto indice de desenvolvimento e esta cada vez mais presente .

    ResponderExcluir