4 de junho de 2011

O Espaço Geográfico e a Indústria

Para entendermos como a geografia está presente na indústria devemos, primeiramente, entender o que é o espaço geográfico e o processo de industrialização.

Espaço geográfico: corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem, podendo ser definido como o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens  e desses com a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação e tudo o que nele está inserido.
Ilustração de algumas mudanças no espaço geográfico
através da ação antrópica
Inicialmente o espaço geográfico apresentava apenas os aspectos físicos ou naturais presentes. O surgimento do homem - desde o mais primitivo - e sua interferência no meio a partir do corte de uma árvore para a construção de um abrigo e para caça transformou e impactou esse espaço e é disso que trataremos neste blog.
Primeiramente as transformações do meio através do homem eram quase insignificantes, já que tudo o que era retirado da natureza era apenas para sanar as necessidades básicas de sobrevivência, também chamadas de meios de existência.
O conjunto de atividades realizadas continuamente pelo homem modifica o espaço geográfico.  A partir da Primeira Revolução Industrial o homem intensificou a retirada de recursos naturais a fim de suprir a população, já que uma vez que esta cresce, cresce também o consumo de alimentos e bens de consumo.


Indústria: nasceu entre os séculos XVIII e XIX, com o surgimento das máquinas e a diversificação dos meios de se obter energia. Inicialmente as indústrias se estabeleciam próximas às bacias de carvão mineral – principal fonte de energia da época. As concentrações industriais geraram grandes centros urbanos, com mercados consumidores e mão de obra, infra-estrutura e transporte, gerando uma dinâmica de crescimento chamada de economia de aglomeração.

Porém, alguns fatores fazem com que as indústrias fujam para o interior: o desenvolvimento tecnológico, que possibilitou que o petróleo e a eletricidade se tornassem as fontes de energia mais utilizadas; os meios de transporte se desenvolveram enormemente; na região fabril o sindicato é mais forte, o preço das terras e os impostos elevaram-se e o trânsito torna-se cada vez pior.
Juntamente com os fatores que expulsam as indústrias das grandes cidades há os fatores que atraem, como: a presença de matéria prima, fontes de energia, mão de obra barata e qualificada, mercado consumidor, infra estrutura de transporte e telecomunicações e incentivos fiscais.

4 comentários:

  1. Bom o assunto indústria em sua natureza já é relacionado a Geografia, pelo fato de, na maioria das vezes, indústria é sinal de poluição, não só do ar mais da água também. Um ponto positivo a destacar-se primeiramente, é o layout que é convidativo, e expressa logo de cara o quer o blog que passar para os leitores. Um segundo ponto é a mesclagem de assuntos, não só abordando a relação da indústria com a Geografia, mais também explicando como surgiu a indústria e etc. Bom não foram encontrados pontos negativos no blog, parabenizo a todos os integrantes que contribuíram para a criação deste. Bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Nosso planeta está cada vez mais industrializado, e como o blog mostra a geografia está muito ligada a esse processo, pois uma indústria precisa de matéria-prima de vários locais do planeta um exemplo seria as montadoras de veículos e a localização de uma indústria está associada a aspectos sociais e políticos. Parabens pelo blog ficou muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns.Otimo tema escolhido.Vocês com esse tema tocaram na ferida da nossa sociedade, pois a grande parte da nossa poluição liberada na atmosfera hoje, é proviniente das indústrias.Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo tema, me ajudou bastante no meu dever de geografia, q tinha essa imagem e falando q era pra vir nesse site, vim e tirei total. Muito obrigada.... ��

    ResponderExcluir